Para Lay pela forma como
reinventa meus sonhos
- Vamos brincar de fazer cara feia?
- Eu não preciso filha, faças tu, eu já sou assim.
- Não é nada, se fosse mãe não teria casado contigo.
- Filha, lá vais entender gostos das mulheres. Explica-me como alguém pode casar com um magricelas como teu tio Júlio Mutisse; como alguém pode suportar teu tio Kalitxe Jaime Langa que em condições normais devia ter acompanhamento psiquiátrico permanente da tua tia Lili Fernandes? Já viste que tios Eder Matusse, Egidio Vaz e Bruné Machangana pensam que ser confuso é ser moderno? Já olhaste para os atropelados tio Azael Moyana e Anselmo Titos Cachuada? Achas que tio Dadivo Jose Litsecuane Combanetomou remédio de lua? Quando cresceres podemos ter essa conversa sobre gostos das mulheres.
Depois caímos na gargalhada. Sempre terminamos assim, porque tu me dás motivos para gargalhar, mesmo quando activo meu pessimismo e, atónito, acredito que não haverá mais amanhã. Mesmo quando as incertezas me perseguem e desespero me impera. Tu me fazes gargalhar.
Tu me reinventas como se fosses a proprietária do sol e o obrigas a iluminar-me. Tu me renasces como se tivesses o dom de aliviar o peso do universo. Me enganas como performance de um mágico. Só não consegues mudar minha cara para brincarmos de ser feios. Mas sei que contigo vou continuar a gargalhar e celebrar-te em todos os 26 de Outubro.
Hoje estás a crescer, não sei o que te direi quando me perguntares sobre gostos das mulheres, mas sei que tu continuarás a brincar de fazer cara feia, porque serás eternamente linda e eu continuarei com esta minha cara.
Feliz aniversário minha menina!